terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Degelo

O degelo vem ocorrendo em todo o planeta. Sendo a região em torno do oceano Árctico é a mais afectada. Nos últimos anos, a camada de gelo deste oceano tornou-se 40% mais fina e a sua área diminuiu 14%.
Em apenas 30 anos, o aumento foi de 2.75º C. No Árctico vem diminuindo 10% a cada década desde 1980 . No outro extremo da Terra, a Antárctica sofreu elevação da temperatura de 2,5ºC desde 1940. Só depois de 1997 essa região registou um degelo de 3 mil quilómetros quadrados.
As grandes cadeias montanhosas também estão a perder as suas camadas de gelo o que irá afectar a vida das populações circundantes a essas regiões.

Efeito de Estufa

O clima da Terra foi fortemente alterado pela retenção de radiação infravermelha emitida pela superfície da terra feita por diversos gases que se encontram na Troposfera, designando-se assim Efeito de Estufa. Este efeito natural é responsável por manter a temperatura media do nosso planeta, cerca de 15ºC, uma vez que se tal não existisse a temperatura media seria cerca de -18ºC. No entanto, actualmente, devido ás actividades humanas, (industria, agricultura, tráfego, desflorestação...) tem aumentado a intensidade do Efeito de Estufa.

Destruição da Camada do Ozono

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão a destruir a camada do ozono, sempre que reagem com ele. São as substâncias (químicas a maioria) fabricadas pelo homem que estão a danificar a nossa camada de ozono. Estas substâncias são os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos, o CO2 produzido pela queima de combustíveis fosseis como o carvão e o petróleo, e os CFCs.
O cobertor de ar em redor do globo não só conserva o calor que de outra forma se escaparia para o espaço, como também o distribui de uma forma muito mais uniforme.

Só em 1977, cientistas britânicos detectam a existência de um buraco na camada sobre a Antárctida.

Chuvas Ácidas

É um problema que tem vindo a afectar de forma global várias zonas do nosso planeta. Os gases com azoto e enxofre, por exemplo, NO2 e SO2, produzidos nas mais diversas actividades humanas (centrais eléctricas, industrias pesadas, transportes rodoviários e queima da biomassa) das sociedades dos países mais desenvolvidos, ao reagir com o vapor de água existente na atmosfera, produzem ácidos com efeitos muito destruidores, como é o caso do ácido nítrico e do ácido sulfúrico. As neves ácidas e as chuvas ácidas (pH inferior a 5,6), ao atingirem a superfície terrestre, provocam nesses locais enormes perdas na produtividade agrícola, dado que se verifica a acidificação dos solos. Além deste tipo de danos causados nos solos, também obras consideradas como o património da Humanidade têm vindo a ser drasticamente afectadas em muitas cidades, como, por exemplo, Atenas e Roma, originando agressões consideradas irreparáveis. Por exemplo, os monumentos atenienses degradam-se mais nos últimos 40 anos do que nos 2000 anos anteriores.

Poluição Atmosférica


A poluição atmosférica resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera.
Pode provocar uma degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substâncias (radioactivas, ácidas, recalcitrantes, etc.) e não respeita fronteiras, por isso pode se tratar de um problema local e transfronteiriço. Este tipo de poluição pode dar origem ao efeito estufa, às alterações climatéricas, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias, diversos tipos de cancros, entre outros.

Aquecimento Global




Neste blog vamos dar a conhecer as causas e consequências do Aquecimento Global sendo elas:

Causas :
- Poluição Atmosférica;
- Chuvas Ácidas;
- Destruição da camada do ozono;
- Efeito de estufa;

Consequências:
- Degelo;