Luta contra as alterações climáticas (+)
«A UE levou a sério as metas de redução de emissões poluentes do Protocolo de Quioto. Tendo em conta que a produção de energia gera 80 % destas emissões, apostou-se na redução do consumo e nas energias "limpas". Em 2006, os 15 países obrigados por Quioto a reduzir emissões, já poluíam menos 3% do que em 1990.»
Escassez de água (-)
«Nove países sofrem com a escassez de água: Bélgica, Bulgária, Chipre, Alemanha, Itália, Malta, Macedónia, Espanha e Reino Unido. Em Espanha 700 tanques de dessalinização abastecem 8 milhões de pessoas com água do mar.»
O impacto da PAC (-)
«No sul da Europa, a agricultura consome metade da água disponivel. O sector gera ainda 50 % do azoto que polui os rios e 9 % das emissões poluentes. Segundo a AEA, a Política Agrícola Comum (PAC) não incentiva a agricultura amiga do ambiente.»
Qualidade do ar (-)
«Desde 1997, 50 % da população urbana europeia pode ter estado exposta a concentrações de partículas poluentes acima dos limites impostos pela UE para proteger a saúde pública. Gases como o ozono e o nitrogénio agravam a incidência de doenças respiratórias.»
Riscos actuais da bioenergia (-)
«A bioenergia (incluindo biocombustíveis) já é a fonte de energia dominante na Europa e é um dos negócios do futuro. A AEA alerta para o impacto da produção dos biocombustíveis no preço dos alimentos e no aumento da desflorestação em locais como a Amazónia. E apela à sua produção a partir de matérias primas não alimentares.»
(+) -> atitutes positivas
(-) -> atitutes negativas
terça-feira, 10 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário